CakePHP - Um framework pouco citado, mas bastante poderoso

Devo confessar que o CakePHP, aliado ao Bootstrap, são meus frameworks "xodós". Normalmente só vejo o pessoal falar de Laravel, das facilidades e documentações.


Numa opinião pessoal, acredito que "a pouca visibilidade" e "falta de citações" do CakePHP se deve às poucas publicações, cursos ou vídeos em nossa lingua. Porque falo isso? Pelo fato de ter contato com algumas pessoas, e me dizem que querem algumas coisas mão na massa; de ter um guia; um passo-a-passo.


Ao pesquisar conteúdos de CakePHP em português, são poucos artigos sólidos e proveitosos, muitas vezes é melhor ir direto a documentação, o Cookbook, normalmente esta tem sido minha sugestão.

Sobre o CakePHP

O CakePHP é um framework de desenvolvimento web, no momento de escrita dessa matéria, ele se encontra na versão 4.4.11, e já funciona com o PHP 8 (mas dá suporte mínimo a versão 7.4).


Ele é rápido de produzir e fácil de instalar. Seus requisitos mínimos são um servidor web (ou seja, podendo ser executado em: Apache; Nginx; LightHTTPD; ou Microsoft IIS.) e uma cópia do CakePHP, só isso!


Em sua página inicial, e numa tradução pessoal, ele se descreve como "A receita do sucesso. Onde você Prototipa e valida rápido, e cresce sólido", achei um bom trocadilho, bem válido (kkkk).


"A recipe to succeed. Prototype faster, Validate faster, Grow consistently"


Ainda na página principal, eles citam os elementos que o tornam uma boa opção:

Dos seus recursos

Para ter uma ideia geral dos fundamentos do CakePHP, ele é desenvolvido para tornar tarefas rotineiras do desenvolvimento web mais simples e fáceis. Busca fornecer uma caixa de ferramentas completa para você começar (ferramentas de Teste; Cache; Envio de emails; Debug; API REST; de ORM; controle de Autentição; além da geração automática de código; adição de plugins; tratativas de segurança, dentre outros), as várias partes do CakePHP funcionam bem juntas ou separadamente.


Ele provê uma estrutura organizacional básica, que cobre nomenclaturas de classes, arquivos, banco de dados e outras convenções, uma vez que as convenções forem assimiladas, e também ao seguí-las: você evita configurações desnecessárias; cria uma estrutura de aplicação uniforme, que faz trabalhar com vários projetos uma tarefa suave.

Mão na massa

Ao meu ver, a melhor forma de viver experiências e aprender sobre o CakePHP será construindo algo. Se você está ansioso para começar um projeto, você pode começar:


Vá lá, divirta-se.

Colabore com o projeto

Para melhorar a visão sobre o CakePHP, o Cookbook ("guia de receitas") é um projeto de documentação editável e aberto à comunidade, com seu código fonte disponível GitHub, permite que qualquer pessoa facilmente contribua com adições, exclusões ou correções para a documentação.

Vale a pena conferir

Publicado também no TabNews e no Dev.to